Para nós que não nascemos na era digital todo este mundo era (quase) desconhecido. Confessamos também que não temos o ímpeto para partir à descoberta por toda a rede global e descobrir novas formas de comunicar. Contudo sabemos da importância para a nossa profissão de todas as ferramentas que aparecem a cada dia, bem como das potencialidades de um "clic" (como por exemplo, o acesso a livros, a opiniões, comunicações, ...).
Com esta UC tivémos a oportunidade de trabalhar com ferramentas WEB 2.0 que serão, de certeza, importantes para o futuro. Também pesquisámos livros, em particular digitais, já que poderão ser instrumentos preciosos no trabalho com as crianças.
Ficam, assim, as nossas sugestões:
Livros infantis on line:
- do site do MEC (Plano Nacional de Leitura)
Fazer banda desenhada:
O programa Pixton é uma ferramenta livre que pode ser utilizada pelos professores/educadores e alunos. Poderão fazer tiras de banda desenhada promovendo competências de comunicação (num primeiro momento de escrita e, posteriormente oral), de criatividade e de reflexão (aquando da construção do texto).
Fazer livros/jornais:
A ferramenta on line (de livre acesso) Scribus permite fazer livros e/ou jornais. Poderá ser uma alternatina ao Publisher para a escola que tenha por hábito escrever um jornal. Também pode ser utilizado pelo professor/educador que pretenda trabalhar com as crianças competências de escrita, de organização espacial, de criatividade e que servirá para apresentar ou divulgar o trabalho realizado em sala.
Para consulta teórica sobre as ferramentas WEB 2.0 podem ser consultados on -line vários artigos de diversas entidades, mas chamamos a atenção para
- Ciberleitura, o contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico de Betina Astride Santos
- As TIC na Educação em Portugal, concepções e práticas - Fernando Albuquerque Costa; Helena Peralta e Sofia Viseu de 2008
Com estas sugestões esperamos que tenhamos auxiliado o vosso trabalho, contribuindo para a partilha de informação.
0 comentários:
Enviar um comentário