Língua Portuguesa
Tecnologias de Informação e Comunicação
Este blog surgiu da junção da língua portuguesa e das TIC,unidade curricular LPTIC.
 

Segurança na Internet-Vídeo

16 dezembro 2012

Este diálogo foi solicitado para mostrar a importância do tema segurança na internet junto das crianças. Para tal, consultámos bibliografia sobre o tema “Amigos nas Redes Sociais” e mãos à obra! Após a construção do diálogo construímos o vídeo com recurso ao programa Xtranormal. Para completar o nosso texto recorremos à seguinte fonte bibliográfica: - Rangel, M.P (s.d) Conceito sobre redes sociais no paradigma ecossistémico, obtido em http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=646
Para a construção do filme recorremos ao programa Xtranormal  que conhecemos pela professora Maria do Rosário.


Diálogo

Ao jantar…
 -Pai, já sabes que hoje tive o meu 1234º amigo no facebook? Sou, da minha turma, a rapariga com mais amigos…sou muito popular….
- Ai é? E conheces todos esses teus amigos? Sabes quem são eles?! Já agora…como sou de outra geração e não percebo nada disso, explica-me isso de se ter tantos amigos…afinal, explica-me o que é um amigo no facebook…
- Oh pai, és mesmo cota….amigos são pessoas que nos pedem amizade e podemos ver as suas publicações, falar com eles, partilhar coisas…vou-te explicar melhor: amigo no facebook. Como sabes a Internet veio derrubar as barreiras espaciais, contribuindo para a denominação da aldeia global em que vivemos. A expressão “à distância de um clique” tornou-se comum no que respeita à capacidade de aceder “virtualmente” a qualquer ponto do nosso planeta. Assim, podemos comunicar com outros e estar em perfeita e permanente evolução. Por exemplo, posso comunicar barato com os primos do norte, posso perguntar ao meu professor de matemática o que vai sair no teste ou até ao João se vai ao treino de futebol. Também sabes que a mamã carrega fotos nossas diretamente para lá…
 - Pois, sabes que não gosto muito disso, Maria…Agora, conheces todos esses “amigos”?
 - Xiiiii pai, achas?! Conheço alguns, outros nem sei quem são, mas aceito tudo. È a chamada rede social….O meu professor de TIC disse-me que a rede social era tecida por nós. Estes nós representam pessoas e instituições que criaram vínculos de diversas qualidades e intensidades. Os fios que permitem “amarrar” esses nós estão constituídos relações, pelos vínculos, pelas diversas formas comunicacionais. Assim, um nó pode ser tecido por uma pessoa, por um grupo, por uma comunidade…
 - Mas sabes filha, tenho algum receio dessa rede social…desses amigos, afinal podem ser perfis falsos, enganarem-te… Acho que vou pedir à tua mãe para retirar as fotos todas e deixar de ser amiga…
 - Eu sei disso pai, mas lamento que mesmo se as retirares ficarão para sempre na rede social por a mãe as partilhou com os amigos dela…estás ver…Também tenho cuidado e só falo mesmo com os que conheço. Também não publico nada que seja confidencial, nosso ou da família e tenho cautela quando vou carregar ficheiros ou fazer atualizações de estado.
- Já sabes que qualquer coisa que desconfiares chamas o teu pai…
- Eu sei pai, mas que é muit’a fixe ser a rapariga com mais amigos da escola, isso já ninguém me tira…


Amizade no Facebook
by: mcardo10

2 comentários:

MRR disse...

Caras alunas,
os conceitos fundamentais do tema que escolheram foram focados, mas parece-me que o modo como a filha fala é demasiado formal para a sua idade.
Cumprimentos
Rosário

Isabel Cascão, Telma Cunha e Fátima Cardoso disse...

Compreendemos o comentário e sabíamos o risco que corríamos ao fazer este texto. Contudo, foi a maneira que conseguímos tratar o assunto, sem ser algo que já tivéssemos ouvido/ visto. O texto seria trabalhado junto de alunos do 2º ciclo do EB, numa aula de TIC, por exemplo.

Enviar um comentário